terça-feira, 20 de novembro de 2012

34 anos em 5 nós

Recentemente participei de uma dinâmica de grupo onde o mediador distribuiu um pedaço de barbante a cada participante. Então, solicitou que escolhêssemos,  no máximo, 5 fatos que marcaram as nossas vidas, e que déssemos um nó no barbante para cada um desses fatos. Logo em seguida, tivemos que explicar (relatando e justificando) cada escolha aos demais participantes.

Conforme mencionei em meu primeiro post, que iniciaria contando um pouco da minha trajetória, considerei conveniente compartilhar cada um dos meus 5 nós.

  1. 1993 - Meu primeiro emprego. Iniciei minhas atividades profissionais aos 14 anos. Trabalhando como office boy na revenda da Antarctica do meu eterno grande amigo Toninho Brandão. Me desliguei da empresa no final de 1998, após a sua venda e já com 18 anos de idade, exercendo a função de sub gerente administrativo.
  2. 1999 - Falecimento do meu querido pai. Passados cinco meses do meu desligamento da Antarctica, Deus resolve chamar o meu pai para fazer parte da sua grande família nos céus. Lá se foi toda a minha referencia, conselheiro, amigo e companheiro.
  3. 2006 - Casamento. Conheci Gisele em novembro de 2001, data em que celebramos e comemoramos até hoje. Nosso namoro durou até 2006, quando decidimos nos casar. Sem sombra de dúvida, agradeço a Deus pela oportunidade de ter conhecido essa mulher maravilhosa. Amiga, companheira e conselheira. Então ...
  4. 2008 - Projeto Irlanda. Casado, porém com um desejo latente de dar uma nova guinada na minha vida profissional, decidimos (eu e Gisele) fazer um intercâmbio. Poucos dias antes da viagem, Gisele recebe o telegrama de convocação para assumir o cargo de um concurso público que havia prestado. Resultado, viajei sozinho. Foi quando eu soube e senti que saudades dói. Como disse Bob Marley "Saudades é um sentimento que quando não cabe no coração, escolhe pelos olhos". Fato, senti na pele, mas valeu a pena. Quero escrever um post específico sobre esse tópico.
  5. 2009 - IBM. Como parte do planejamento que iniciou-se com a viagem para a Irlanda, para o aprendizado de uma língua estrangeira, ingresso na IBM. Poucos entendem a satisfação de colher os frutos de um projeto e planejamento. Aqui estou, I'm an IBMer.
Incentivo a todos que façam essa auto reflexão da dinâmica dos 5 nós e a compartilhem. A sua história   pode influenciar e orientar muitas vidas. E que esse seja um processo contínuo, e que os 5 nós de hoje sejam outros no futuro, e assim por diante.

4 comentários:

  1. Interessante, mas só 5 ???? explica mais dessa dinêmica aí depois !!

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escolhe até cinco fatos importantes e explica cada um deles, e o porque.

      Excluir
  2. Armando
    Como o ser humano é interessante... rs. Sua história é muito linda e sou feliz por fazer parte dela! Saber agradecer todos os momentos, bons e ruins, é uma dádiva e vc sabe fazer isso.

    Felipe
    Temos muitos momentos marcantes na vida, porém numa dinâmica é necessário colocar limites (tempo). Nesta atividade é possível observar, dentre outros aspectos, a capacidade de trabalhar sob pressão (tempo para escolher os "nós"), resistência a frustação (não conseguir elencar os "nós" no tempo previsto), objetividade, orientação a resultados (entregar o que foi solicitado no tempo previsto) e capacidade de análise e síntese. ;-)

    ResponderExcluir
  3. Legal Gi, apesar de vc ter me explicado hj no treino hauhahahhahaua

    ResponderExcluir